Festa da Primavera 2023

2022/23
VISITA DE ESTUDO DO 3.º CICLO – LISBOA

A visita iniciou-se no Museu Berardo, espaço dedicado à arte contemporânea do séc. XX. A visita foi guiada e os alunos tiveram contacto com obras de arte de artistas renomados. De seguida, almoçamos, um belo farnel, levado por cada um e partilhado tendo como paisagem o Mosteiro dos Jerónimos e do outro lado o rio Tejo. Seguimos depois para o Museu do Oriente, com visita guiada para o grupo do 9 ano – Luís de Camões e para o 8.º ano Gil Eanes. Seguidamente fomos jantar ao centro comercial Colombo e dormimos na pousada da juventude.

A visita de estudo prosseguiu, no dia seguinte, até ao jardim Zoológico. Aqui fomos ver o espetáculo dos golfinhos, andamos no teleférico e fomos visitar alguns locais de que gostamos mais: os répteis, felinos, macacos, etc. O nosso almoço foi no jardim e na companhia de uns pavões.

A visita continuou com um passeio literário sobre os “Lusíadas”, que começou no Padrão dos Descobrimentos e terminou no interior do Mosteiro dos Jerónimos. Seguidamente, fomos degustar um pastel de Belém e remamos para o centro comercial Vasco da Gama, onde jantamos. Depois regressamos a casa.

Por se considerar esta visita muito enriquecedora a todos os níveis, sobretudo no reverberar de conteúdos adquiridos nas disciplinas de Educação Visual, Geografia, História, Português e Cidadania e Desenvolvimento no rememorar de uma figura incontornável da nossa sociedade e literatura portuguesas, acreditamos que as relações interpessoais entre todos se sublimaram cultural e humanamente.


ENCONTRO COM A AUTORA LÚCIA MORGADO

A Semana da Leitura 2023 começou a 24 de março com dois encontros com a autora Lúcia Morgado: um no Jardim de Infância de Santa Cruz da Trapa e onde também participaram as crianças do JI de Serrazes e do JI e 1.º Ciclo de Manhouce; outro no Polo Pedagógico de Carvalhais para as crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo. O Município de São Pedro do Sul ofereceu o transporte para as crianças de Serrazes e de Manhouce.

Lúcia Morgado apresentou a sua mais recente obra “Mariana, a menina que sonha acordada”. É uma história que nos fala de uma criança sonhadora, igual a tantas outras. Através de uma linguagem rimada, conta-nos como esta menina engraçada, gosta de viver a vida. Realçando que as coisas simples são as que nos dão mais felicidade. Faz um apelo aos afetos e aos sentidos, mostrando a sua importância para aprendermos a saborear a vida. Mariana tem os livros como seus amigos especiais.

Antecipadamente, nas aulas, as crianças e os alunos tomaram contacto com este e outros livros da autora e alguns dos alunos escreveram textos que quiseram ler no dia da apresentação. Outros, fizeram bonitas ilustrações e presentes para a escritora, inclusivamente uma capucha com a personagem Mariana. 

A autora, vestida de Mariana, conduziu o encontro de forma muito dinâmica e atrativa para todos, com adivinhas, jogos, leituras e uma canção. A motivação para a leitura e para a vantagem de ter um livro por companheiro foram uma constante.


CANGURU MATEMÁTICO

Pelo terceiro ano consecutivo, os alunos do 2.º ao 9.º ano do agrupamento participaram no concurso Canguru Matemático sem Fonteiras.

O Canguru é um concurso internacional que pretende estimular e motivar o maior número de alunos para a matemática. Em Portugal é organizado pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e tem como objetivo principal que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.

Parabéns a todos os participantes pelo empenho que demonstraram na resolução dos desafios apresentados.


ENCONTRO INTERGERACIONAL – DECLAMAR E (EN)CANTAR / ENCONTRO COM A ARCA – JOGO DE BOCCIA

No dia 27 de março, segunda-feira, recebemos os utentes da Associação ARCA no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa para um encontro intergeracional.

Na biblioteca, os mais velhos eram esperados pelos mais novos (alunos dos 1.º e 2.º anos) para a atividade “Declamar e (en)cantar na Biblioteca Escolar” em que se trocaram versos cantados. Os alunos do 1.º ano cantaram a canção “Ao passar a ribeirinha” e os alunos do 2.º ano cantaram o “Alecrim aos Molhos”, acompanhados pelos professores. Os utentes não se ficaram e também cantaram uma modinha a “Laurindinha”.

Antes de seguirem caminho para o Ginásio, para disputar uma partida de Boccia com alunos dos 3.º e 4.º anos, o encontro ainda contou com uma interpretação de “Oiça Lá, ó Senhor Vinho – Amália Rodrigues pelo Professor de Música, Saúl e pela Terapeuta da Fala Fadista, Rita Campos.


WORKSHOP DE EXPRESSÃO CORPORAL – SÉRGIO LUCAS

No dia 27 de março, para comemorar o Dia Mundial do Teatro, os alunos do clube de Teatro TRAPAOPALCO – 2.º e 3.º ciclo participaram no Workshop de expressão corporal e técnica vocal, dinamizado pelo artista Sérgio Lucas.

Com esta atividade os alunos aprofundaram algumas técnicas relacionadas com o teatro – postura corporal, expressão não verbal, improviso e colocação de voz – indo ao encontro do texto dramático. Os alunos participaram de forma motivada e entusiasmada.

A animadora sociocultural e terapeuta da fala agradecem a disponibilidade do artista Sérgio Lucas para proporcionar, a estes alunos, um momento de aprendizagem singular de comemoração deste dia tão especial para eles!


THE MAD HATTER – TEA PARTY

The Mad Matter’s Tea Party – A referência é óbvia: transporta-nos sem reservas ao maravilhoso mundo de Lewis Carroll e à fantasia em Alice’s Adventures in Wonderland, obra publicada, pela primeira vez, em 1865. As publicações e traduções sucedem-se desde aí em todos os cantos do mundo, acompanhando todas as gerações.

Ao chapeleiro louco resolvemos então juntar a elegância de Ascot, com o desfile de chapéus, terminando com uma faustosa «Tea Party» em comunidade.

Participaram nesta atividade todos os alunos dos 3.º e 4.º anos do Agrupamento e todos os alunos do 2.º Ciclo.  Ainda não foram anunciados os vencedores, mas também é difícil decidir, com a qualidade e a criatividade com que os nossos alunos nos brindaram. Agradecemos a presença e a participação na criação dos trabalhos dos avós, dos pais e dos irmãos.

Começámos a atividade no dia 27 de março e terminámos no dia 30 de março nas escolas de Carvalhais e Manhouce.

Os alunos e familiares puderam também desfrutar de um chá tipicamente inglês, com finger sandwiches, scones, compotas, muffins, cupcakes e, claro, muito Earl Grey. Melhor do que palavras, só a experiência.

Para o ano repetimos!


VISITA DE ESTUDO DO EPE/1.º CICLO – MUSEU DO PÃO

No dia 28 de Março, os alunos do Polo de Carvalhais, do Jardim de Infância de Serrazes e do Jardim e da EB1 de Manhouce realizaram uma visita de estudo ao Museu do Pão, em Seia.

Foi um dia muito preenchido com aventuras, sonhos, experiências  e novas aprendizagens, houve sobretudo muito divertimento e convivência entre todos os intervenientes.

No dia 29 de março, os alunos do Jardim de Infância e do 1.º ciclo de Santa Cruz da Trapa realizaram a sua visita de estudo ao Museu do Pão – Seia e à Serra da Estrela.

Com muito interesse e curiosidade, assistimos à explicação sobre o ciclo do pão de forma artesanal.

Para captar melhor a nossa atenção, foram uns “Duendes da Floresta Encantada” , em 3D, que se disponibilizaram para nos mostrar todas as etapas pelas quais passa o pão, desde que se põe a sementinha na terra até chegar à nossa mesa.

Para finalizar, metemos a “mão na massa”, moldamos e fizemos uma amostra de pão que trouxemos para recordação.

Antes de nos despedirmos, a monitora presenteou-nos com uma voltinha no “carrossel mágico” que nos encantou imenso.

Após o almoço, subimos até à Serra da Estrela que estava ali tão próxima…

Ficamos um pouco dececionados, pois não havia neve, nem mesmo artificial…

Regressamos à escola, um pouco cansados, mas felizes….

Para o próximo ano, estaremos disponíveis para novo itinerário…

Obrigado, professores e funcionários que nos assistiram.


VISITA DE ESTUDO DO 2.º CICLO – AVEIRO

No dia 28 de março, deslocámo-nos a Aveiro para visitarmos as Salinas do Cais do Sal, tendo sido acompanhados por dois guias que nos explicaram toda a história, evolução e processos associados a esta marinha. Ainda visitámos o Ecomuseu Marinha.

Seguiu-se um almoço partilhado no parque Oudinot e, também, houve tempo para brincarmos.

Depois do almoço, acompanhados por dois guias, realizámos um passeio turístico dentro dos canais urbanos da ria de Aveiro em duas embarcações típicas: barco moliceiro e mercantel.

Foi uma experiência lúdica/educativa memorável, onde a alegria e boa disposição estiveram sempre presentes.


ENGLISH BREAKFAST

No dia 28 de março, nos primeiros tempos da manhã, os alunos do 9.° ano confecionaram um pequeno-almoço partilhado, tipicamente inglês, no refeitório da escola. Os ingredientes foram trazidos pelos alunos.

Para tal, foram constituídas equipas e cada uma delas ficou responsável por diferentes tarefas.

Com a ajuda das professoras, foi feito o empratamento da comida e servido o chá.

Para desgostar esta deliciosa refeição, convidámos alguns elementos da Direção, que amavelmente aceitaram o convite e partilharam alguns momentos agradáveis connosco.

Na nossa opinião, esta atividade foi 5 estrelas e gostaríamos de voltar a repeti-la.


TERTÚLIA CINEMATOGRÁFICA – BULLYING

A equipa do projeto Includ-ED dinamizou no dia 28 de março uma atividade dirigida aos alunos do 8.º ano com o intuito de promover a reflexão e o debate em torno das questões do impacto do bullying e ciberbullying, na perspetiva da vítima(s) e do agressor(es).

A atividade foi iniciada através da visualização do filme “Jogos Cruéis” que retrata a história de duas famílias afetadas pelo fenómeno do “cyberbullying“: a da família de uma vítima, Vasco, e a da família da sua principal agressora e colega de turma, Raquel, que acaba igualmente por se tornar um alvo de maus tratos.

Na segunda parte, os alunos foram divididos em quatro grupos, onde refletiram sobre: as características e o perfil da vítima; o perfil e as caraterísticas da agressora; o papel da escola e da família e por fim, discutiram e apresentaram algumas propostas para minimizar as situações de violência na escola.

No final da atividade, os alunos apresentaram as conclusões dos trabalhos realizados.


ENCONTRO COM O AUTOR JOÃO MARTINS

No dia 27 de março, terça-feira, realizaram-se dois encontros com o autor João Martins na biblioteca escolar, de acordo com a planificação da Semana da Leitura 2023. No primeiro, por volta das 9:30, participaram os alunos do 1.º A e do 2.º B e no segundo encontro, por volta das 11:00, participaram os alunos do 3.º C e do 4.º D.

O autor João Martins apresentou o seu livro “um Coração, duas casas” apoiado num conjunto de adereços artísticos e por momentos encenados, fazendo de loba. Aprendemos que a loba é muito protetora dos seus filhotes e, por isso, foi a escolhida para fazer parte do livro.

Seguiu-se uma conversa em que as crianças puderam apresentar as dúvidas e as reflexões a partir da história. O autor a todos ouviu e transmitiu uma mensagem de otimismo e da certeza do lugar que os filhos ocupam no coração dos pais, independente da casa onde possam morar.


PANCAKE DAY

Os alunos do 7.º ano comemoraram o Pancake Day, também conhecido como Shrove Tuesday, que marca o início da quaresma nos países de expressão inglesa.

As panquecas foram confecionadas com os ingredientes trazidos pelos alunos. Todos contribuíram com diferentes tarefas na cozinha pedagógica na preparação das deliciosas panquecas.

Seguindo uma tradição britânica antiga, os alunos participaram numa corrida com frigideiras e panquecas, a chamada Pancake Race.

Como comprovam as imagens, os nossos alunos divertiram-se imenso! 


OFICINA LÚDICA PEDAGÓGICA

A 28 de março, decorreu uma atividade dirigida a pais/encarregados de educação do 1.º Ciclo, com o objetivo de construir um jogo didático, projetado pela psicóloga, animadora sociocultural e terapeuta da fala do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, para promoção de competências comunicativas e emocionais.

Os pais participantes executaram o projeto e levaram o jogo consigo para dinamizar em família.

A equipa agradece o interesse e a colaboração demonstrada por todos os presentes!


FEIRA DA SAÚDE

Na manhã do dia 29 de março, decorreu, na escola sede, a Feira da Saúde, um certame organizado pelo Projeto Educação para a Saúde (PES) e que contou com a colaboração da Unidade de Cuidados à Comunidade de São Pedro do Sul, da terapeuta da fala Rita Campos, do GAAF, juntamente com a terapeuta da fala do CRI da ASSOL, Magda Costa, bem como a psicóloga da mesma instituição, Eduarda Nabais, de duas técnicas da Óptica Santa Bárbara e de professores e alunos dos cursos de Técnico de Massagens de Estética e Bem-estar e Técnico de Termalismo da Escola Profissional de Carvalhais na realização de rastreios e divulgação de informação preventiva, que decorreu no átrio da escola e em salas próximas: testes de glicémia, colesterol, pressão arterial e Índice de Massa Corporal, rastreios (saúde mental, saúde vocal e visual) e uma palestra de correção postural, complementada com sessões de massagens e de tratamento de unhas e estética.

Para além da rica informação veiculada na palestra e nos folhetos desdobráveis, proporcionou-se a alunos e professores do 3º CEB o conhecimento atualizado acerca de alguns parâmetros indicadores de como se encontra a sua saúde, momentos de relaxamento e descontração e cuidados ao nível da saúde física e mental.

No final, organizadores, colaboradores e usufrutuários estavam mais conscientes da importância que a divulgação de informação relevante na área e a prestação de cuidados por técnicos especializados podem ter na saúde individual e comunitária.


SPELLING BEE CONTEST

A primeira referência a um concurso de Spelling Bee (o termo «bee» remete para a noção de trabalho em comunidade) transporta-nos para o ano de 1808 nos Estados Unidos. No entanto, o primeiro concurso nacional realizou-se anos mais tarde, em 1925. Nesse ano, nove jornais juntaram-se para promover a literacia dos participantes, sobretudo a variedade de vocabulário e a capacidade de soletrarem palavras corretamente, no menor tempo possível. Neste momento, 98 anos depois, este concurso já ultrapassou as fronteiras dos EUA e ajuda a promover a literacia em língua Inglesa, ultrapassando a participação de 11 milhões de alunos todos os anos.

Os alunos do 2.º ciclo do AESCT tiveram uma participação fantástica no concurso promovido este ano, durante a semana da primavera. No dia 29 de março, a partir das 8:30 da manhã, os alunos dos 5.º e 6.º anos participaram em três rondas distintas. Cada ronda, tinha um nível mais difícil de vocabulário e de identificação de contexto vocabular. Houve muito suor e nervos. Depois de uma competição renhida, mas muito saudável, apuraram-se finalmente os vencedores! O aluno Diogo Correia foi o vencedor do 5.º ano e o aluno Fábio Almeida foi o vencedor do 6.º ano! Uma grande salva de palmas para estes Bee Winners.

A professora dinamizadora da atividade, Tânia Filipe Campos, agradece o empenho de todos os envolvidos no sucesso desta competição, nomeadamente às professoras acompanhantes, que compuseram o júri: Natividade Pinto, Raquel Costa, Susana Rodrigues, Fernanda Patrício e Manuela Almeida!

Para o ano, esperam-se mais zumbidos vencedores.


LER NA PISTA DO PORMENOR / RECITAL DE POESIA

No dia 29 de março, decorreu o concurso “Ler na pista do pormenor”, cujos os vencedores serão anunciados no terceiro período.

No dia 30 de março, tivemos o gosto de receber no “Recital de Poesia” Pais/EE, e a atividade foi abrilhantada com alguns momentos musicais, gentilmente partilhados por dois meninos do 6.º A. No final, os alunos do 4.º ano também nos presentearam com uma bonita canção.

Realça-se o comportamento de todos os envolvidos, que estão de parabéns!


TEATRO: AUTO DA BARCA DO INFERNO

No dia 29 de março, quarta feira, esteve na nossa escola a Companhia de Teatro, “Crónica Pitoresca”, de Vila Nova de Gaia.

Com dois atores em palco, a Companhia brindou as turmas dos 8.º e 9.º anos com a encenação teatral “Auto da Barco do Inferno”, de Gil Vicente.


CHÁ LITERÁRIO

Na quarta-feira, 29 de março, e a meio da Semana da Leitura e da Festa da Primavera, realizou-se uma tertúlia na biblioteca, à semelhança do que aconteceu no ano passado. Nela participaram docentes de 2.º e 3.º ciclo, algumas técnicas especializadas e a subdiretora Ana Cabral.

 Foi uma hora de partilha de leituras e pensamentos/reflexões a partir da obra literária de Miguel Torga, tendo a escolha/seleção do poema ou excerto significativo sido realizada a partir desta antologia.

 Para além de se promover a literatura, também se promoveu o sentimento de pertença pela escola e todos saíram mais motivados para enfrentar o trabalho burocrático de final de período.

 O Chá Literário acompanhou-se de chá, alguns bolinhos e boa música, uma gentileza do Saúl Costa e da Rita Campos.

O Encontro terminou com o grupo a cantar os parabéns ao Assistente Operacional, Sr. António, por mais um aniversário.


DIA DO JOGO MATEMÁTICO

BRINCAR COM A POESIA

Na quinta-feira, dia 30 de outubro, pelas 9h30, as turmas de 8.º ano declamaram poemas para as turmas de 7.º ano.

A Atividade “Brincar com a Poesia” decorreu no auditório e teve a participação musical da Inês, do 8.º B e do Tiago, do 9.º B.

A todos os participantes, aos apresentadores – Eva e Kevin – e a todos aqueles que se empenharam na atividade, o nosso OBRIGADO!


WORSHOP DAS PROFISSÕES

No âmbito do Programa de Orientação Escolar e Profissional e no decorrer das comemorações da Festa da Primavera, realizou-se um Workshop sobre diferentes profissões, no dia 30 de março, entre o período das 14:00 e as 17:00.

Esta atividade teve como objetivo acompanhar os alunos no processo de desenvolvimento do seu projeto de vida, nomeadamente ajudá-los a identificar o percurso formativo mais adequado às suas necessidades e características. Dessa forma, contaram com a presença de professores e alunos dos cursos profissionais da Escola Profissional de Carvalhais, da Escola Profissional de Vouzela e do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia. Os presentes, fizeram uma breve explicação sobre as suas profissões, quais as suas funções e competências, bem como a formação curricular frequentada.

Foi uma tarde bastante dinâmica e esclarecedora e agradecemos a colaboração de todos os envolvidos.


FESTAND – ANDEBOL4KIDS

No dia 31 de março, realizou-se um torneio interturmas para os alunos do 1.º ciclo tendo em vista o apuramento dos alunos que irão representar o agrupamento, na fase interconcelhia do projeto.


DIA DO ECO-ESCOLAS
Peddy Paper sustentável!

Foi na manhã do último dia de aulas do 2.º período que os alunos do 2.º e 3.º ciclos participaram no fantástico Peddy Paper Eco Artes, organizado pelos clubes Ciência Viva na escola (Eco-escolas, Astronomia e Ciências e Robótica) e pelo clube de Artes, em estreita colaboração com o PES (projeto educação para a saúde) e a Biblioteca Escolar.

Os alunos do 9.º ano foram responsáveis por apoiar a realização do evento, acompanhando o desempenho das equipas nos vários postos.

O tema do Peddy Paper foi ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), cujo principal objetivo consiste em recordar e evidenciar a importância de comportamentos e atitudes sustentáveis para preservar o meio ambiente.

As dezoito equipas que participaram foram acompanhadas ao longo do percurso por docentes, técnicos especializados, assistentes operacionais e encarregadas de educação, facilitadores do trabalho em equipa.

Foi uma manhã bem passada, que culminou com a cerimónia do hastear da Bandeira Verde, após sábias palavras do nosso diretor, professor António Martins.

Os vencedores foram a equipa Alpha, em segundo lugar, a equipa Max-Max e em terceiro lugar, a banda do Lidl.
Parabéns a todos!

Agradecemos a todos, alunos e professores, a participação e colaboração.


CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO / JUNTOS A LER PELA PESSOA COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, comemorado a 2 de abril, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa esclarecer a população mundial sobre o autismo.

Sendo o Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa (AESCT) uma escola de todos e para todos, não podia deixar de assinalar esta data. Assim, ao longo da semana dedicada à Festa da Primavera, o Núcleo de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão (NAAI) dinamizou um conjunto de atividades variadas, entre as quais a distribuição de chaveiros e canudos com mensagens sobre a inclusão e a construção de um coração humano gigante, AZUL, cor simbolicamente associada aos direitos das crianças e ao autismo.


CONVIDADOS DE LEITURA

Durante a semana de 24 a 31 de março, comemoramos a Semana da Leitura com atividades que festejam a leitura como ato comunicativo, de liberdade e responsabilidade: um espaço de encontro, criativo e colaborativo. Neste sentido, convidaram-se pais, encarregados de educação ou outros familiares a participar na celebração e virem à escola contar uma história ou ler um livro ou um poema. 

Muitas surpresas e muitas histórias que encheram de alegria os meninos e os seus familiares. Viva a leitura com as famílias!


TORNEIO DE FUTSAL

Os alunos do 9.º B organizaram um torneio de Futsal interturmas juntamente com a Animadora Sociocultural do GAAF, que decorreu ao longo da semana no período do 12h15 – 13h05.

As equipas do 3.º ciclo, foram realizando os seus jogos com algum fairplay, mas cada turma sempre com vontade de avançar no torneio. Para a final ficaram apuradas as turmas do 9.º B e do 8.º B. A vitória na final foi da equipa do 9.º B.

Este torneio foi encarado com grande entusiasmo pelas turmas.

Agradecemos a todos os participantes o seu envolvimento neste torneio.


VOZ DOS ALUNOS – ASSEMBLEIA DE ESCOLA
TEATRO SOPA DA PEDRA
SEMANA DA LEITURA
ALFARRABISTAS
LIVR’À MÃO