ACÃO DE SENSIBILIZAÇÃO – COMPRAS BEM, MAS NÃO SABES A QUEM!
No dia 1 de abril, os alunos do 8.º ano participaram na ação de sensibilização “Compras Bem, Mas Não Sabes a Quem”, promovida pelo CLDS 4G de São Pedro do Sul em parceria com o GAAF e dinamizada pela DECOJovem.
A ação teve como objetivos elucidar os alunos para os direitos do consumidor, bem como alertar para eventuais perigos das compras na internet.
ENCONTRO COM O ESCRITOR CARLOS PAIXÃO
Durante a semana da Leitura, quatro foram os encontros com o escritor Carlos Paixão, que conta com diversos prémios literários e tem um vasto conjunto de obras publicadas, muitas das quais para a infância, onde participaram todas as crianças da Educação Pré-Escolar e os alunos de 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa.
O Município ofereceu o transporte para as crianças de Serrazes e de Manhouce e os encontros aconteceram no JI de Santa Cruz da Trapa, EBI de Santa Cruz da Trapa e no Polo Pedagógico de Carvalhais.
No âmbito do projeto “Escola a Ler”, antecipadamente, nas aulas, as crianças e os alunos tomaram contacto com os livros “Lengalengas de aprender a ler”, “Nos caminhos do pão”, “A Terra do Arco-Íris ou do Arco-da-Velha” e “O Vento bateu à porta”. Fizeram desenhos e textos, decoraram poemas e pensaram em perguntas e, assim, chegado o dia do encontro, puderam ouvir e falar. Tudo fez mais sentido.
O autor partilhou um pouco da sua história de vida e a forma como nascem as suas criações, como muitas delas são inspiradas nas suas experiências e nos seus alunos. Encantou com as suas leituras e histórias e atiçou a curiosidade.
Apelou ao empenho de cada um, com a partilha, explicada, do poema de Ricardo Reis:
“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.”.
PANCAKE DAY
Os alunos do 3.º ciclo comemoraram o Pancake Day, também conhecido como Shrove Tuesday, que marca o início da quaresma nos países de expressão inglesa.
As panquecas foram confecionadas com os ingredientes trazidos pelos alunos. Todos contribuíram com diferentes tarefas na cozinha pedagógica na preparação das deliciosas panquecas.
Seguindo uma tradição britânica bastante antiga, os alunos fizeram uma corrida com frigideiras e panquecas, vestidos a rigor, a chamada Pancake Race.
Uma atividade que proporcionou muita alegria e diversão aos nossos alunos!!!
OFICINA DE ESCRITA
No dia 5 de abril, a escola recebeu a visita da escritora, e também professora de português, Ana Costa, que dinamizou Oficinas de Escrita Criativa e apresentou o seu livro juvenil “Mergulhos na maré vazia”.
As sessões decorreram ao longo do dia e abrangeram todos os anos de escolaridade. Os alunos mostraram-se interessados e participaram ativamente nas dinâmicas propostas. A escritora acredita que lançou uma semente e espera pelos seus frutos, pois a muitos dos pequenos textos produzidos não faltou qualidade, imaginação e criatividade.
Para assinalar a sua passagem pelo Agrupamento e fomentar o hábito da leitura, a escritora ofereceu um exemplar do seu livro à biblioteca escolar. É de salientar que se mostrou muito satisfeita com o trabalho realizado e agradeceu o convite da colega e amiga, Alice Modesto, que lhe proporcionou esta agradável experiência.
ENCONTRO INTERGERACIONAL
Os alunos da turma do 5.º B, passaram a manhã de terça-feira, dia 5 de abril, com os utentes da ARCA.
Ambos os grupos partilharam poesia na Biblioteca da EBI e falaram um pouco sobre as suas vivências. Em seguida, os alunos e os utentes disputaram um bom jogo de boccia no pavilhão da escola, onde a equipa visitada saiu vencida, tendo a mão da experiência falado mais alto.
Foi uma manhã de convívio salutar entre diferentes gerações.
DIA + CONTIGO
No dia 5 de abril assinalou-se o “Dia + Contigo” no nosso agrupamento de escolas, no âmbito do Projeto + Contigo, que está a ser implementado nas turmas do 7.º ano. Para assinalar este dia, os alunos deste ano de escolaridade, em colaboração com as docentes da disciplina de Expressão e Comunicação, apresentaram uma dança para a comunidade educativa, onde abordaram a importância da promoção da saúde mental e da prevenção de comportamentos de risco.
Os alunos foram ainda convidados a colocar num mural várias mensagens de momentos que, no seu dia-a-dia, os deixam felizes.
A equipa do PES agradece a todos os professores envolvidos e à equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de São Pedro do Sul, que colaboraram na preparação e dinamização deste dia.
CHÁ LITERÁRIO
Liberdade foi o tema escolhido para o Chá Literário, que procurou ser um encontro movido a chá, bolinhos e, principalmente, pelo culto da palavra e da liberdade. Na verdade, a equipa da biblioteca escolar promoveu dois encontros de professores durante a semana da leitura.
O primeiro aconteceu na terça-feira, dia 5 de abril, e nele participaram os professores do 3.º Ciclo. Com a colaboração da equipa da projeto INCLUD-ED, nomeadamente do educador social, Dário Gomes, foi dinamizada uma tertúlia dialógica, onde cada um pôde selecionar um poema ou um excerto significativo, para partilhar leituras e reflexões sobre o que é a liberdade ou como pode ser garantida. Na quarta-feira, no segundo Chá Literário, participaram os professores do 2.º ciclo, maioritariamente. Nele, fizeram-se as declamações dos poemas selecionados.
Dois encontros bem diferentes na forma como decorreram, porém, ambos foram pautados pela liberdade e pela celebração da leitura como ato de prazer, de imaginação e lugar de encontro, criativo e colaborativo.
RECITAL DE POESIA
Para continuarem a festejar a Semana da Primavera, os alunos do segundo ciclo realizaram na quarta-feira, dia 6 de abril, da parte da manhã, o Recital de Poesia, no auditório da escola.
A apresentação da atividade esteve a cargo das alunas Joana e Marta do 6.º A e de Luísa e Raquel do 6.º B.
Todos os alunos, numa tarefa anterior, preparada nas aulas de português, de seleção, recolha e ensaio de poemas, declamaram ou disseram os seus textos de forma muito entusiasta.
A atividade decorreu com o agrado de todos e permitiu um excelente momento de partilha e de superação. Os professores parabenizam as turmas pelo seu envolvimento, possibilitando uma atividade muito enriquecedora.
BRINCAR COM A POESIA
No dia 6 de abril, pelas 10h35m, os alunos do 8.º ano organizaram, na sede do Agrupamento, um breve encontro com a Poesia intitulado “Brincar com a Poesia”, tendo como destinatários os alunos do 7.º ano. Pretendendo desenvolver a fruição estética da leitura e a sensibilização do ser pelo texto literário, os alunos leram alguns poemas de vários poetas para promover o envolvimento emocional dos presentes.
O acompanhamento musical por parte da aluna Daniela Correia, do 9.º B, contribuiu expressivamente para esta apreciação estética.
Foi um momento de convívio entre alunos, onde o empenho e o trabalho colaborativo foram uma constante, assim como a atenção, a cortesia e o bom comportamento, pelo que felicitamos os nossos alunos.
WORKSHOP DAS PROFISSÕES
No dia 6 de abril, entre o período das 9:30h e as 13:00h, realizaram-se os Workshops sobre diferentes profissões.
Durante a atividade, os alunos do 9.º ano, contaram com a presença de professores e alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, da Escola Profissional de Carvalhais e da Escola Profissional de Vouzela. Estes fizeram uma breve explicação sobre os diferentes cursos profissionais, quais as funções e competências de cada profissão, bem como a formação curricular a frequentar. Existiu ainda um espaço para questões efetuadas pelos alunos, de forma a esclarecerem as dúvidas que os mesmos pudessem ter.
SPELLING CONTEST
No dia 6 de abril, os alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos participaram no Spelling Contest. Foi um concurso muito renhido, demonstrando que todos os alunos estavam muito bem preparados na soletração do alfabeto inglês.
Os vencedores de cada ano foram:
3.º ano – Sabá Silva
4.º ano – Leonor Vinagre
5.º ano – Maria Leonor (turma A)
6.º ano – Dinis Dias (turma B)
Parabéns a todos os participantes!
PEDIPAPER
No dia 6 de abril, pelas 11h30m, os alunos do 7.º ano dinamizaram um pedipaper literário na sede do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, tendo a turma do 8.º B participado na implementação da atividade.
O pedipaper visou fomentar diferentes formas de aprendizagem e estimular o convívio entre alunos.
Os alunos revelaram bastante empenho e o trabalho colaborativo foi uma constante durante a atividade, assim como a boa disposição, camaradagem e o bom comportamento, pelo que felicitamos os nossos alunos.
TERTÚLIA DIALÓGICA – AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
FESTAND – ANDBOL4KIDS
No dia 7 de abril, realizou-se o Festand de Andebol, no âmbito do projeto Andebol4Kids. Este projeto visa essencialmente implementar o gosto pelo desporto, criando hábitos de prática desportiva regular nos jovens alunos (6-10 anos), para que possam ser praticantes no futuro, quiçá de Andebol.
As equipas de andebol do nosso agrupamento, através parceria com a Associação de Andebol de São Pedro do Sul, têm vindo a participar, para além das competições inerentes ao Desporto Escolar, nos torneios/jogos desenvolvidos pela Associação de Andebol de Viseu, aos fins de semana. Tal tem vindo a permitir aos nossos alunos, competir e desenvolver a sua formação na modalidade, de forma consistente e equilibrada. Como exemplo disso, têm vindo a ser convocadas algumas atletas para a Seleção Regional de Viseu, com o intuito de participarem no Campeonato Nacional de Seleções Regionais. No decorrer do qual, as atletas são observadas para uma possível convocatória para a nossa Seleção Nacional.
VISITA DO DR. JAMES THOMPSON
ISTO É FÍSICA E QUÍMICA
No dia 7 de abril, decorreu a atividade “Isto é Física e Química!* não é magia…” dirigida aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos da EBI.
Na atividade foram apresentadas experiências que demonstraram a importância do ar e a força que exerce, ainda que não se veja, para os alunos do 2.º ciclo. Os alunos do 1.º ciclo, acompanhados pelos alunos da turma do 8.º A, realizaram também algumas experiências relacionadas com a propagação do som, reações químicas de precipitação e carácter ácido dos materiais.
A atividade decorreu com o entusiasmo e colaboração de todos, revelando a importância da curiosidade no estudo destas ciências. Agradeço a todos os alunos e professores envolvidos a ótima participação, assim como a colaboração e disponibilidade da equipa da BECRE.
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO – VIOLÊNCIA NO NAMORO
No dia 7 de abril, decorreu uma ação de sensibilização sobre violência no namoro para os alunos do 9.º ano. A ação foi organizada pela Unidade de Cuidados na Comunidade de São Pedro do Sul em parceria com o PES e dinamizada pelo Enfermeiro Rui Dionísio, da Unidade de Saúde Pública – ACES Dão Lafões. Teve como objetivos desenvolver atitudes positivas sobre a sexualidade e a afetividade nos jovens e promover uma reflexão sobre as expectativas em relação às relações amorosas, o respeito mútuo e a sexualidade responsável.
REPRESENTAÇÃO TEATRAL BASEADA NOS “LUSÍADAS”
No dia 7 de abril, a escola sede recebeu visitas de extrema importância. Camões, Vasco da Gama e os seus marinheiros, o Rei de Melinde e as suas súbditas, os deuses do Olimpo, Pedro e Inês de Castro e o Gigante Adamastor, entre outros, vieram contar-nos as aventuras relatadas em Os Lusíadas.
Na verdade, foram os alunos das duas turmas do 9.º ano que, interpretando estas personagens, proporcionaram lindos momentos de dramatização, mímica e dança e onde a música foi uma constante. A apresentação teve lugar em vários espaços da escola e foi dirigida essencialmente aos alunos do 8.º ano e aos encarregados de educação. De ressaltar, a grande responsabilidade e empenho demonstrados por todos os alunos, estando estes de parabéns.
TERTÚLIA DIALÓGICA: CONHECER, ACOLHER E INCLUIR
No dia 7 de abril, entre as 17h e as 18.30h, na Biblioteca Escolar, decorreu mais um encontro Tertuliano, dialógico, dirigido a pais e encarregados de educação do AESCT, e organizado pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), em parceria com o projeto Includ-ed.
Tendo como base alguns excertos de um artigo de opinião, do Observador, e de um documento da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), em torno das temáticas das migrações e da Paz, os participantes refletiram, escutaram e opinaram, o que resultou numa aprendizagem muito significativa, face às preocupações da comunidade escolar com o atual acolhimento de imigrantes e, no geral, com a construção de climas de paz e harmonia.
Agradecemos a todos, incluindo aos docentes que também aderiram à ação, a excelente participação, salientando, ainda, a presença de encarregados de educação ucranianos que puderam contar com a tradução síncrona, pela voluntária Filipa Matos e pela professora Carla Paiva, o que enriqueceu esta atividade, no ponto de vista da inclusão e da multiculturalidade.
HOMENAGEM PÓSTUMA À DRA. DOLORES POÇAS
No dia 8 de abril de 2022, dia de encerramento da Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, a biblioteca organizou uma cerimónia de homenagem póstuma à professora bibliotecária, Dolores Poças, que faleceu em junho do ano transato, e que durante cerca de quinze anos desempenhou de forma inexcedível as funções de docente e bibliotecária nesta escola, como, de resto, todos unanimemente reconhecem.
Estiveram presentes muitos professores do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa e de São Pedro do Sul, elementos do Conselho Geral, da Biblioteca Municipal, da Câmara Municipal, da Rede de Bibliotecas Escolares e representantes da família. A cerimónia foi transmitida em direto, por videoconferência, permitindo que todos, dentro e fora da escola, se unissem nesta homenagem. Em todas as salas de aula, e outros espaços escolares, a cerimónia foi seguida por professores, assistentes, técnicos e alunos. Também marcaram presença, seguindo à distância, familiares e amigos.
Vários discursos emotivos fizeram evocação à vida da professora e da amiga, Dra. Dolores Poças, nomeadamente o do Sr. Diretor do Agrupamento, professor António Martins; da Presidente do Conselho Geral, professora Isabel Cardoso; da Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Dra. Alcina Correia; da Chefe de Gabinete, Dra. Paula Paiva, em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Vítor Figueiredo; e da amiga, professora Marina Mendonça.
São de referir diversas participações que preencheram a cerimónia e enriqueceram a homenagem. A apresentação dramática “O Sorriso” de José Saramago, pelos alunos do 8.º A, da responsabilidade das professoras da disciplina de “Expressão e Comunicação”, Marina Mendonça e Carla Almeida, que culminou com o levantamento de uma fotografia da professora Dolores, oferecida pelo Município. A declamação feita pela professora Paula Jorge de dois poemas da sua autoria: “Rosa naquele lugar” e “Parar e pensar”. A interpretação dos temas “Vira de Frielas” e “Dona Filipa” na guitarra portuguesa, pela aluna Daniela Correia do 9.º B. O conto “O Balãozinho vermelho”, um livro álbum que permite múltiplas leituras e convida à reflexão sobre as necessárias transformações da nossa vida, pela professora bibliotecária, Lurdes Figueiredo. A interpretação dos temas “Perdidamente”, “Queda do império” e “Menina estás à janela” por parte de um coro de professores do Agrupamento, com o acompanhamento da professora Lucília Rocha no acordeão e Jorge Rafael na viola, tendo como vozes principais e ensaiadoras a professora Carla Almeida e a terapeuta da fala, Rita Campos.
A cerimónia terminou com as palavras do viúvo, Dr. Poças. Seguiu-se uma visita à campa da professora Dolores, no cemitério de Bordonhos, onde os elementos da direção do Agrupamento depuseram um ramo de flores, tendo sido este um ato simbólico de homenagem e saudade.
LER NA PISTA DO PORMENOR
Para fechar as atividades da Festa da Primavera, os alunos do 2.º ciclo realizaram, na sexta-feira, dia 8 de abril, pelas 15h 30, o concurso “Ler na Pista do Pormenor”, na Biblioteca da escola. O concurso foi disputado separadamente: seis alunos do quinto ano responderem a questões orais e seis alunos do sexto ano responderam a questões de forma escrita. As “provas” estiveram a cargo das professoras de português do 2.º ciclo: Natividade Pinto, Sónia Ferreira e Paula Jorge. Após um concurso bem renhido, os alunos vencedores foram: a Gabriela Almeida, do 5.º A, e o António Fernandes, do 6.º A.
A atividade decorreu com o agrado de todos e foi um excelente momento de aprendizagem e de partilha. Os professores parabenizam as turmas pelo seu envolvimento, proporcionando uma atividade muito enriquecedora.
CONCURSO “LA FRANCE À MON IMAGE”
Félicitations à tous les élèves qui ont participé au concours
O concurso destinou-se a todas as turmas do 3.º ciclo da EBI Santa Cruz da Trapa.
Os alunos foram desafiados a elaborar um trabalho que retratasse a imagem/relação que têm com a França e o francês, recorrendo a materiais recicláveis.
O Júri foi constituído por um elemento da Direção, do Departamento de Línguas e Humanidades, do Grupo Disciplinar de Artes, dos Serviços Administrativos e dos Assistentes Operacionais. A avaliação teve em consideração: o respeito pelo tema, a criatividade, a originalidade e o uso de materiais reciclados. Os três trabalhos premiados foram, o 1.º lugar da aluna Maria Inês Ferreira (7.º B); o 2.º das alunas Catarina Matos e Maria Matos (9.º A) e o 3.º das alunas Eva Vasconcelos (9.º A) e Sofia Gomes (9.º B).
Parabéns a todos os alunos que participaram neste concurso, pelo gosto, trabalho, criatividade e dedicação. Félicitations aux gagnantes.
EXPOSIÇÃO SOBRE PERSONALIDADES HISTÓRICAS
Os alunos do segundo ciclo realizaram uma exposição subordinada ao tema Personalidades Históricas, com base na realização de trabalhos em cartolina, a cargo da professora de História e Geografia de Portugal.
As Personalidades Históricas expostas foram muito diversificadas, desde os tempos da formação do reino de Portugal até à atualidade.
A exposição ficou ainda mais enriquecida com os trabalhos dos alunos do 7.º ano, que se quiseram juntar a esta atividade, sob orientação da professora de História, Celeste Morgado.
A organização e apresentação da exposição contou com a ajuda preciosa da professora de Educação Visual, Ana Paulo.
A atividade decorreu com o agrado de todos e foi um excelente momento de aprendizagem e de partilha. As professoras parabenizam as turmas pelo seu envolvimento, proporcionando uma atividade muito enriquecedora.