Eleições do Parlamento dos Jovens

2023/24 Parlamento dos Jovens

No dia 23 de janeiro realizaram-se as eleições para o Parlamento dos Jovens, o que envolveu os alunos do 9.º A e B. Dos 149 eleitores inscritos no 2.º e 3.º ciclo, participaram 135 eleitores. Em termos de resultados, a lista A obteve 110 votos, a lista B obteve 21 votos e 4 votos consideraram-se nulos.

A sessão escolar realizou-se no dia 25 de janeiro, no auditório do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, e teve como objetivo eleger os deputados representantes na Sessão Distrital, que se realizará no dia 26 de fevereiro em Vila Nova de Paiva.

Por unanimidade foram eleitos os seguintes deputados efetivos:
(1)    Gabriel Gomes Amaral (9.º A)
(2)    Eva Sofia Gonçalves (9.º A)

Suplente
(1)    Afonso Batista Correia (9.º B)

Mesa da Assembleia Distrital
(1)    Tomás Gomes Correia (9.º A)

Projeto de Recomendação apresentado:
As medidas propostas e votadas, por unanimidade, resultam de uma análise ao sistema de educação português, que pese embora tenha sofrido grandes avanços após o 25 de abril de 1974, ainda persistem lacunas graves, no que alude à educação de qualidade para todos, tal como se preconiza nos ODS 2030. Daí acreditar-se que a escola tem de se atualizar e acompanhar os progressos da sociedade, quer do ponto de vista tecnológico/digital, quer das metodologias de ensino aprendizagem. A escola do século XXI necessita de acreditar e potenciar, não só as aprendizagens curriculares/académicas, mas, também, o desenvolvimento integral de cada aluno, contemplando as especificidades e necessidades de cada estudante. As competências sociais associadas à criatividade, pensamento critico, trabalho em equipa, comunicação e diálogo igualitário devem fazer parte das dinâmicas de sala de aula e das metodologias da própria escola