Dia Nacional da Cultura Científica

2021/22

Celebra-se em Portugal, há 25 anos, o Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro. Esta celebração surgiu em homenagem à contribuição de Rómulo de Carvalho para a divulgação da Ciência em Portugal.

A BECRE, em colaboração com o Projeto Semear a Ciência, celebrou esta data desenvolvendo atividades com os alunos do 1.º ciclo da EBI, juntamente com os seus professores.

Os alunos foram desafiados a responder à questão “O que é a Ciência?”. E, usando o Mentimeter, várias foram as palavras que escolheram: experimentar, descoberta, magia, conhecimento,…

Para despertar a curiosidade dos alunos acerca de um fenómeno que tanto apreciam, o arco-íris, foram estimulados pela leitura dos poemas de Regina Gouveia. Após o que se criou um arco-íris na nossa BECRE, e se desvendou o fenómeno da decomposição da luz branca do Sol.

Os professores responsáveis pelo Projeto Semear a Ciência agradecem aos alunos, professores e equipa da BECRE por mais um momento gratificante de aprendizagem e partilha!

No âmbito da celebração da vida e obra de Rómulo de Carvalho, enquadrada no Dia Nacional da Cultura Científica, os alunos do 7.º e 8.º anos da escola EBI desenvolveram algumas atividades.

Nas disciplinas de português e físico-química, os alunos do 7.º ano escreveram a biografia deste autor.
Alguns trabalhos dos alunos:

Os alunos do 8.º B, na disciplina de expressão e comunicação, em colaboração com a disciplina de físico-química, “invadiram” as aulas das restantes turmas do 3.º ciclo, declamando o poema “Lágrima de Preta”, ícone da obra de António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho.

Obrigado a todos pelo excelente trabalho desenvolvido!