Os alunos do 3.º Ciclo, nas disciplinas de Educação Visual e Matemática, participaram no concurso “Matemática e arte de rua”, iniciativa da Sociedade Portuguesa de Matemática e do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
Fazer matemática requer imaginação e criatividade, para além de muito trabalho, rigor e espírito crítico. Com este concurso pretendeu-se aliar a imaginação e o espírito criativo dos jovens ao seu interesse pela Matemática, apresentando ideias matemáticas através do desenho de um Mural.
Os principais objetivos do Concurso são incentivar o interesse dos jovens pela Matemática, estimular a sua imaginação, valorizar o espírito criativo e a capacidade de inovação, promovendo a simbiose entre a Matemática e a Arte.
A Matemática não se limita apenas a equações e teoremas, encontra-se presente na forma como pensamos e em tudo o que nos rodeia.
A escola participou com 21 trabalhos na categoria A, 3º Ciclo e obteve duas menções honrosas com os trabalhos:
Grupo: Daniela Correia, Joana Lemos e Sofia Gomes do 9.º B
Tema do mural: Matemática e o ambiente
Título do mural: O pescador
Enquadramento artístico: Para fazermos este trabalho – um mural com conteúdos matemáticos ficamos um pouco atrapalhadas, mas logo nos apercebemo-nos que a matemática, tal como a arte, está em todo o lado. Como gostamos muito de pintar decidimos fazer uma paisagem que tivesse influências do realismo e do cubismo.
Itens matemáticos: Como referimos anteriormente, o nosso mural vai representar uma paisagem. Uma paisagem à beira rio, com um pescador. Começamos por desenhar a ponte com várias parábolas e com um friso de repetição de retângulos. Nas pedras da ponte colocamos vários ângulos de forma livre. Na água do rio efetuamos um conjunto de circunferências e de coroas circulares. A torre foi construída com sólidos geométricos (pirâmide quadrangular, cubo e um paralelepípedo).
Na decoração da parede podemos observar a proporcionalidade direta e a proporcionalidade inversa.
Na parte de trás do pescador podemos visualizar um arco íris feito com circunferências concêntricas. O céu foi feito com figuras geométricas (quadrados e retângulos) e com raios mostrando a posição relativa de retas, a parábola e diversos ângulos. Terminamos com a execução de uma árvore com o tronco feito com o símbolo Pi e a ramagem com uma circunferência rodeada com o número três. Terminamos colocando várias formas geométricas a simbolizar fruta.

Grupo: Henrique Gomes e Mauro Salgueiro do 8ºB
Tema do mural: A matemática e a arte
Título do mural: Números
Enquadramento artístico: Sem nenhuma inspiração de outros autores, metemos mãos à obra aleatoriamente.
Itens matemáticos: Construímos figuras geométricas e círculos. Utilizamos símbolos matemáticos para decorar. Pode observar-se simetria de reflexão.
