Cantar as Janeiras (JI SCT)

2022/23

O Jardim de Infância de Sta. Cruz da Trapa, sala 2…
Revive tradições!

As crianças do Jardim de Infância de Sta. Cruz da Trapa, sala 2, Agrupamento de Escolas de Sta. Cruz da Trapa, com toda a sua vivacidade e graciosidade saíram à rua para vivenciar mais uma tradição e manifestação cultural “Cantar as Janeiras”. Vestidas a rigor, envergando adereços e trajes de pastores, evidenciaram legados ancestrais e difundiram a identidade das gentes da região.

Movidas por princípios e valores humanos defenderam um cenário de outrora, os pastores a oferecerem os presentes a Jesus, simbolizando e percebendo a simplicidade e humildade explícitas no relevante acontecimento, como princípios fundamentais para a agregação e convivência humana, no momento atual.

Apesar do mês de janeiro ser um mês frio por excelência, as crianças e adultos, experienciaram e proporcionaram uma festa permeada de calor, de poesia e solidariedade, espelhando, os rostos de quem assistia, uma mistura de emoções, sentimentos de alegria, recordações de vivências anteriores, como que a perpetuarem a riqueza de um património tradicional e cultural. Deste modo, entoaram canções adaptadas, alusivas à temática, e encantaram com presentes plenos de simbolismo, mobilizando e preservando o acervo histórico da região.

As significativas atitudes de partilha e as interações positivas entre o estabelecimento de ensino e a comunidade, estabeleceram fortes laços de empatia e cumplicidade, garantindo uma excelente ocasião de reciprocidade catalisadora de saberes e um manancial de surpresas, tendo as crianças regressado à escola, com a consciência de terem desenvolvido uma iniciativa exclusiva em espaços sublimes, balizando o compromisso e a participação de todos na ação pedagógica.

Um reconhecimento sincero ao Prof. de Música, Jorge Almeida, pela profícua articulação, bem como, pelo empenho e exímio profissionalismo com que ensaia as crianças!

E, inevitavelmente, agradecemos ao Agrupamento de Escolas de Sta. Cruz da Trapa e à Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, na qualidade de Parceiro Educativo, pela solicitude e pronta disponibilidade com que abraçaram esta iniciativa e nos acolheram.

Finalmente, a todos os restantes que nos receberam, Bombeiros, ARCA, Centro de Saúde e por oportunidade, pastelaria Pedregal, ótica Sta. Barbara e pessoas da comunidade com quem as crianças se cruzavam, pelo acolhimento caloroso que nos dispensaram, o nosso sentido e afetuoso obrigado!

Corroborando o pensamento de Chico de Assis, “um povo sem memória é um povo sem história”, as crianças num ambiente de partilha, pleno de alegria e fortes emoções, continuam a manter viva a memória e as raízes culturais de um povo.

O JI, sala 2, numa perspetiva de carinho e amizade, formula votos de um Novo Ano, 2023, repleto de saúde, alegria, excelentes oportunidades e energias positivas!