Atividades do Clube CCVnoAESCT

2022/23 Astronomia e Ciências Experimentais

Durante o segundo período letivo, continuamos a aprender Ciências e Astronomia no nosso clube CCVnoAESCT.

Astronomia

Os alunos do 2.º ciclo pesquisaram sobre as constelações mais visíveis no hemisfério Norte, tendo encontrado a origem dos seus nomes, as estrelas principais e a localização no céu noturno.

Aprendemos um pouco mais sobre as constelações de Aquário, Gémeos, Dragão, Cisne, Ursa Maior e Ursa Menor.

As pesquisas foram expostas no átrio da escola.

Os alunos do 3.º ciclo, pesquisaram a localização da constelação Ursa Maior, e como a utilizamos para nos orientarmos. Descobriram, ainda, que as estrelas desta constelação não estão todas à mesma distância do planeta, algumas estão a distâncias tão longínquas como 100 anos-luz. Ou seja, a luz destas estrelas demora 100 anos a viajar no espaço até chegar ao nosso céu noturno.

Com estes dados construíram uma maquete, evidenciando a distância relativa das estrelas desta constelação.

As constelações da Ursa Maior e da Ursa Menor, foram muito utilizadas para os navegadores se orientarem no mar, durante a noite. Hoje em dia, utilizam-se radares.

Mas a beleza do céu estrelado continua atual e presente! Se estiverem curiosos acerca do céu e das estrelas, sigam o link da aplicação stellarium, presente em https://stellarium-web.org/

Ciências

Os alunos do Clube CCVnoAESCT em cooperação com os alunos e professoras do Clube do Ambiente estão a caracterizar a biodiversidade no recreio da escola. Usando uma planta, registámos todas as árvores que temos no nosso recreio. Foram identificadas, fotografadas e pesquisadas algumas aplicações.

Deste levantamento irá surgir um concurso para os alunos da escola escolherem a “Árvore da minha escola”. Fiquem atentos!

Neste período, também pesquisamos acerca da flutuabilidade e densidade de sólidos e líquidos, e preparámos e caracterizamos soluções aquosas. 

Ficam as fotos de alguns destes momentos, onde aprender Ciência é (também) divertido!

Se ficaram curiosos, participem no clube de Astronomia e Ciências (CCVnoAESCT)!

A professora, Isabel Cardoso