Dia Mundial da Água

2022/23 Clubes Ciência Viva

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente no dia 22 de março com o objetivo de chamar a atenção para a importância da água doce e defender uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável.

No AESCT, os alunos do 3.º ano da EBI e do polo de Carvalhais, aprenderam um pouco mais sobre o ciclo da água e suas mudanças de estado físico.

Os alunos do 5.º ano, seguiram a aventura da gotinha de água, refletindo na viagem fantástica que é o ciclo da água.

Os alunos do 8.º ano, na Biblioteca, participaram numa atividade de descoberta de artigos sobre a água publicados na revista Visão Júnior, leram excertos do livro “A menina gotinha de água” de Papiniano Carlos, e fizeram provas de águas de diferentes regiões do nosso país comprovando que as nascentes das águas minerais conferem propriedades (sabor, pH e mineralização) que as distinguem. Houve ainda tempo de verificar que a água da nossa região, proveniente da chuva, das termas, de nascentes e da torneira da escola é ligeiramente ácida.

Foi desta forma que os alunos e os professores dos alunos, Agostinho e Emília Silva, a professora bibliotecária, Lurdes Figueiredo, os professores do projeto Ciência Viva no AESCT, Amílcar Sarmento e Isabel Cardoso, celebraram a importância de preservar a água potável (e a água doce) que temos à nossa disposição, sendo um recurso essencial para a vida, tal como a conhecemos.

Obrigada a todos pela participação e empenho na realização e colaboração nos desafios propostos!